terça-feira, julho 06, 2010

Franklin, o amigo de Arthur.

Arthur é um menino que gosta de atenção. Se você o deixa brincando um pouquinho no tapete de E.V.A. e sai para fazer qualquer outra coisa, rapidamente ele resmunga. São poucas as coisas que o fazem ignorar tua presença, e uma delas é Franklin.

Franklin é uma tartaruga que sabe contar de dois em dois e amarrar os sapatos. É um desenho canadense que passa no Brasil no canal fechado Discovery Kids. É divertido de assistir. Tem umas lições de moral bacaninhas para as crianças (e até para nós adultos, ora pois!). O que me chama mais atenção é que Franklin é o único animal a ter um nome próprio (pelo menos na versão brasileira, pois pelas minhas wikipesquisas, no livro francês cada personagem tem um nome). Seus pais são Sr. e Sra Tartaruga; seu melhor amigo é o urso; seus outros amigos são a castor, o coelho, o raposa, o caracol, a lontra... e seu professor o Sr. Coruja. Para não fazer regra, dia desses vi um episódio com a irmã mais nova de Franklin, que se chama Harriet, mais uma personagem com nome próprio.

Seja o que for que Arthur estiver fazendo às 14h (geralmente se preparando para dormir – e se for para dormir é com a música de Franklin que ele dorme - ou mamando no peito) ele pára e fixa o olhar na TV. Não que ele goste propriamente do desenho. O que ele adora mesmo é a abertura do programa que tem uma música muito gostosinha de se ouvir.
Pronto. Acabou a abertura ele retorna a fazer o que estava fazendo, mas vez ou outra volta o olhar para o desenho, principalmente quando é Franklin que está aparecendo. Não sei se é o tom de verde da família tartaruga, mas ele sempre abre um sorriso quando eles aparecem, o que me derrete toda. Ahhh, o que seria de mim sem o canal Discovery kids!!!!

Eu e meu marido estamos de mudança para outra cidade e sabemos que teremos que regrar muitas coisas no início até que estejamos bem estabelecidos por lá. Mas já sabemos que não poderemos abrir mão de um luxo: a TV a cabo. Porque retirar Franklin de Arthur é como tirar doce da boca de uma criança. E eu quero ver meu filho crescendo com Franklin e, assim como ele, aprender a contar de dois em dois e amarrar os sapatos.

2 comentários:

Helena. disse...

TODAS as crianças do mundo mereciam crescer com o discovery kids. É um canal maravilhoso, do bem, com desenhos educativos, sem violência, com muito, ou melhor, tudo a se aproveitar. Eu adooooooooro e sou fã incondicional do Doki, hahahaha! Sou louca por um cd com todas as musiquinhas dele...
Deveria ser lei: discovery kids para todos, já!!

Jane Maciel disse...

to add a família. beijos!